Correio da Manhã

“Governo está a ser injusto com Mação”, diz autarca local
Foto Paulo Cunha / Lusa
Os incêndios florestais deste verão reduziram 80 por cento do território do concelho de Mação a terra queimada
Foto Vítor Mota
Floresta devastada pelas chamas em Mação
Foto CMTV
Foto Vítor Mota
Fogos deste verão devastaram o concelho de Mação. Só se vê terra queimada
Por José Durão | 10:11
  • Partilhe
Vasco Estrela afirma que o seu concelho não está no roteiro dos políticos".

O verão deste ano está a acabar mas são os incêndios de 2017, nos quais morreram 116 pessoas, que continuam a gerar muita polémica e críticas.

O Governo está a ser acusado de não aplicar o dinheiro da União Europeia (ver texto ao lado) e a autarquia de Mação queixa-se do mesmo.

Vasco Estrela, autarca de Mação, vai invocar a mesma razão para colocar o Estado em Tribunal caso nada se altere.

O autarca considera que o concelho que mais área ardida registou em 2017 – 28 mil hectares – não merece ser apoiado apenas em 60% dos custos da reconstrução, quando a maior parte dos concelhos afetados vão ser financiados na totalidade por uma verba que, segundo a Comissão Europeia, teve em consideração os danos participados pelas diferentes regiões afetadas.

"É difícil explicar isto às pessoas", disse esta terça-feira o autarca ao Correio da Manhã. "Para o Governo, arderem 28 mil hectares, com 50 aldeias atingidas, é normal e um sucesso", só porque não houve mortes, acusou.

PUBLICIDADE
"O Governo não está a ser justo com Mação", reitera o autarca local, que admitiu ainda tristeza por o seu concelho "não estar no roteiro dos políticos".

A confirmar-se a decisão atual, o município terá de aplicar 1,6 milhões do seu orçamento, mais de 10% dos nove milhões disponíveis para o ano inteiro, para colmatar a falta de apoios.

"Depois de tudo aquilo que nos aconteceu, no concelho do País onde mais ardeu temos a nosso encargo 1,3 milhões de euros", revelou Vasco Estrela.

"Estamos a ser dupla e triplamente injustiçados", acusa. 

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE