Governo otimista sobre verão sem problemas nas fronteiras após reforço de meios

Ministro da Administração Interna, Luís Neves, "haverá sempre problemas tecnológicos, que ainda estão a ser afinados", atribuindo porém as longas filas às "obras que estiveram a ser feitas" noa aeroportos.

04 de junho de 2026 às 09:15
Ministro da Administração Interna, Luís Neves Foto: João Relvas/Lusa
Partilhar

O Governo disse, esta quinta-feira, estar otimista sobre um verão sem problemas nas fronteiras dos aeroportos em Portugal, dado o reforço de meios humanos e técnicos para aplicar o novo Sistema de Entrada/Saída da União Europeia (UE).

"Mais boxes, mais 'e-gates' [portas automáticas], mais pessoas, mais formação, mais espaço físico -- tudo isto vai ao encontro daquilo que é o desejo do Governo para podermos contribuir com a nossa parte naquilo que é a nossa obrigação comunitária [de aplicar o sistema EES, na sigla inglesa] e, por isso, nós estamos otimistas", afirmou o ministro da Administração Interna, Luís Neves.

Pub

Em declarações à agência Lusa no arranque do Conselho de Justiça e Assuntos Internos, no Luxemburgo, o responsável apontou que "haverá sempre problemas tecnológicos, que ainda estão a ser afinados", atribuindo porém as longas filas às "obras que estiveram a ser feitas" dado estar em causa "uma reconfiguração dos aeroportos" para adotar o EES, criado no âmbito do novo pacto migratório europeu.

"Vamos trabalhar também na questão da sinalética para os passageiros saberem [...] e estamos a trabalhar - no apoio daqueles que, não sendo funcionários de polícia, vão dar apoio aos passageiros para os encaminharem para o espaço onde têm de passar e, por isso, retirando as questões tecnológicas, que estamos a detetar algumas falhas e vamos corrigindo, [...] nós vemos esta operação da segurança e da passagem da fronteira aeroportuária com uma visão muito mais otimista do que vimos há 15 dias, ou um mês, ou dois meses", vincou.

Numa declaração à Lusa junto ao comissário europeu dos Assuntos Internos, Magnus Brunner, Luís Neves disse esperar que "não haja caos" nos aeroportos portugueses este verão, dada a maior pressão devido à aplicação do EES e ao maior afluxo turístico.

Pub

"Pode haver, e nesta semana houve um pequeno caos no aeroporto porque houve um engano não imputável ao serviço do Estado em que largaram 300 e muitos passageiros onde não deviam ter largado, portanto, isto é toda uma operação que tem de ser feita depois e, portanto, há sempre uma outra questão que há de surgir, mas nós estamos muito mais confiantes e otimistas, relativamente àquilo que era no passado recente", reforçou o ministro da tutela.

"O nosso compromisso [...] é sobretudo saber que estamos a ter mais gente, mais preparação, mais meios, mais espaços físicos", adiantou Luís Neves.

Dados da Comissão Europeia enviados à Lusa revelam que, na maioria dos Estados-membros, o processamento dos registos de primeira vez demora, em média, pouco mais de um minuto.

Pub

Desde outubro de 2025, aquando da entrada em vigor, foram registadas quase 90 milhões de entradas e saídas neste novo sistema, bem como mais de 40.000 recusas de entrada devido a documentos falsos ou fraudulentos, das quais mais de 800 pessoas foram identificadas como representando uma ameaça à segurança da UE.

O EES é um sistema digital para registar eletronicamente a entrada e saída de cidadãos de países terceiros no espaço de livre circulação Schengen, substituindo os carimbos manuais por registos biométricos e digitais.

Previsto está que, em caso de falhas técnicas do sistema, os Estados-membros possam recorrer temporariamente a procedimentos alternativos, incluindo registo manual e carimbos no passaporte, até à reposição do funcionamento normal.

Pub

Nos últimos meses têm-se registado longas filas de espera aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar