GRILOS VÃO NAS GAIOLAS
As crianças da escola ‘Voz do Operário’ vão recordar mais duas actividades da Lisboa antiga, os vendedores de grilos e as saloias, na exibição e desfile das Marchas Populares da capital deste ano, integrados nas Festas da Cidade.
Esta marcha infantil terá o privilégio de abrir a primeira das três noites de exibição no pavilhão n.º 1 do Benfica e a noite de Santo António.
“Os marchantes vão fazer marcações simples mas alegres”, garante ao CM o ensaiador Vítor Agostinho.
O tema é apaixonante e, “enquanto as crianças têm possibilidade de aprender a história do dia-a-dia da sua cidade, os adultos vão recordar aquilo que já esqueceram”, comenta. Os lisboetas com 40 e mais anos de idade por certo recordam-se de ver à venda pequenas gaiolas nas mercearias e nos grandes mercados da cidade com grilos lá dentro.
Já em casa e a troco de uma folha de alface que se entalava nas grades da gaiola, todos ficavam à espera do som estidente produzido pelo grilo/macho com as asas.
As meninas da marcha trarão à cidade os produtos hortícolas das quintas da periferia, bem como as trouxas de roupa lavada à cabeça.
Trajados de vermelho, verde e azul, os 48 marchantes exibem-se no Pavilhão do Benfica, dia 3 de Junho.
"ISTO É GIRO E DIVERTIDO"
Fernando Almeida, marchante, de onze anos, sai na marcha da “Voz do Operário“ pelo terceiro ano consecutivo. “Isto é giro e divertido”, comenta com tristeza por saber que só pode entrar nesta marcha por mais um ano.
Está concentrado nas tarefas que lhe estão confiadas pelo senhor Vítor Agostinho. Sabe que tem de levar um arco e dançar muito porque, como diz ao jornal, “as pessoas estão sempre à espera de nos ver com coisas giras”.
O vício é de família, pois já irmãos e sobrinhos andaram na marcha. “Isto é giro”, repete enquanto explica que, “todos os anos há coisas novas e cantamos marchas divertidas”. No futuro quer ir para uma marcha “a sério”.
Tema: “Saloios na cidade”
Cores: Vermelho, verde e azul
Padrinhos: Rita Lopes e Tiago Fernandes
Compositores: Carlos A. Moniz e Álvaro Sales
Letristas: José J. Letria e Carlos Español
Porta-estandarte: Susana Matos
Mascotes: Beatriz Figueiredo e Artur Grácio
Ensaiadores: Vítor Agostinho e Manuela Alegre
Coordenação: Vítor Agostinho
Colectividade: “A Voz do Operário”
A partir de hoje e nos próximos dez dias desfilarão nas páginas do "Correio da Manhã" as 21 marchas populares participantes nas Festas de Lisboa este ano.
AMANHÃ: Ajuda recorda os saloios e Alcântara lembra Ary dos Santos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt