Grupo acusado de tráfico de droga começou a ser julgado em Aveiro
Suspeitos estavam a ser investigados pelas autoridades há cerca de um ano.
O Tribunal de Aveiro começou esta segunda-feira a julgar 16 pessoas suspeitas de fazerem parte de uma rede de tráfico de droga que operava na região, com especial incidência no concelho de Ovar.
A primeira audiência do julgamento ficou marcada pela identificação dos arguidos e pela leitura da acusação do Ministério Público (MP), que durou mais de três horas.
Três dos arguidos não compareceram à audiência de julgamento, um dos quais pediu para ser julgado na sua ausência por se encontrar a residir em França.
Quanto aos outros dois, o coletivo de juízes ordenou a separação dos processos, por se desconhecer o seu atual paradeiro.
Os arguidos, onze homens e cinco mulheres, com idades entre os 21 e 52 anos, estão acusados de um crime de tráfico de estupefacientes. Um deles responde ainda por sete crimes de condução sem carta.
Segundo a acusação do Ministério Público, pelo menos desde o início de 2017, os suspeitos vinham-se dedicando, com regularidade, à venda de substâncias estupefacientes, nomeadamente heroína, cocaína e haxixe, a indivíduos que os adquiriam para seu consumo e mesmo revenda e cedência a terceiros consumidores.
O Ministério Público quer que os arguidos paguem ao estado cerca de 42 mil euros, correspondentes ao "ganho mínimo" por estes obtido com a venda da droga.
A rede foi desmantelada em abril de 2017, durante uma operação da Polícia Judiciária e da GNR que incluiu a realização de mais de três dezenas de buscas, tendo sido apreendidas diversas drogas, nomeadamente haxixe, heroína e cocaína.
Os suspeitos estavam a ser investigados pelas autoridades há cerca de um ano.
Na altura, foram detidas sete pessoas, tendo quatro delas ficado em prisão preventiva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt