Grupo ‘limpa’ bronze em quatro cemitérios
Ladrões atacaram no Monte de Caparica, Costa da Caparica, Santa Marta do Pinhal e Amora
Um grupo de homens assaltou quatro cemitérios na Margem Sul do Tejo em apenas duas noites. Os furtos ocorreram durante a madrugada de anteontem e na véspera, e os ladrões fugiram com várias peças de metal, mas o sinal mais visível foram as portas de bronze retiradas de três jazigos na Costa da Caparica, Almada. As autoridades estão também a investigar os furtos registados nos cemitérios do Monte de Caparica, Santa Marta do Pinhal e Amora, no Seixal.
"Trabalho aqui no cemitério há 12 anos e nunca tinha visto nada assim. Quando cheguei cá de manhã e abri o portão, vi logo que faltavam as portas de bronze de três jazigos. Fiquei tão mal-disposto, que nem consegui comer o resto do dia", contou ao CM José Pedro, coveiro na Costa da Caparica.
"Pelo peso das portas, foram preciso pelo menos cinco ou seis homens para as retirar do local e passá-las por cima do muro para uma carrinha", acrescenta o funcionário.
No cemitério da Costa da Caparica, o grupo ainda arrombou a porta da capela e de uma arrecadação. "Pelas marcas, quiseram levar o sino, que também é de bronze, mas não conseguiram", adianta José Pedro.
Os jazigos afetados estavam ontem com as urnas à vistas, tapadas apenas por um plástico.
Nos outros cemitérios, apurou o CM, o grupo levou floreiras, placas e outros objetos de metal. Os quatro casos de furto estão a ser investigados pela GNR e pela PSP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt