Guardas tramam reclusos traficantes na cadeia de Lisboa
Apreendido quase meio quilo de haxixe e várias armas brancas artesanais na cela de condenados.
Uma suspeita dos guardas prisionais relativamente à conduta de dois reclusos, detidos na mesma cela da Ala B do Estabelecimento Prisional de Lisboa, levou a uma relevante apreensão de droga e armas brancas artesanais.
O CM sabe que foi feita uma busca à cela dos dois presos, na tarde de segunda-feira. Um deles tem 35 anos e cumpre pena de dois anos e meio por crimes de roubo. O outro tem 30 e foi condenado a cinco anos e oito meses por tráfico de droga. Os dois tinham escondido na cela 443,38 gramas de haxixe (separados em diversas bolotas e barras) e ainda várias armas brancas artesanais.
Os suspeitos foram identificados e estão agora provisoriamente colocados em celas de separação, a aguardar conclusão dos respetivos processos disciplinares.
Criminalmente, a apreensão foi comunicada ao Ministério Público. Se o entendimento for de que se trata de tráfico agravado, a investigação poderá ser atribuída à Polícia Judiciária.
Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, confirmou a ocorrência. "Se dúvidas ainda existem, mais uma prova que temos o direito de ser considerados órgão de polícia criminal", concluiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt