Há 2128 reclusos a mais

Cadeias atingiram máximo histórico.Últimos dados apontam para 14 445 presos.

22 de setembro de 2014 às 16:06
Prisões, cadeia Foto: D.R.
Partilhar

Nunca as cadeias em Portugal tiveram tantos reclusos. Atualmente estão presas 14 445 pessoas nos estabelecimentos prisionais do País. A lotação das cadeias é de 12 317 camas, mas os últimos dados oficiais da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelam a existência de mais 2128 reclusos do que a capacidade máxima.

A sobrelotação é mais evidente nas cadeias de alta segurança. Na cadeia de Custoias, que tem capacidade para 686 presos, estão 1159 reclusos (mais 473).

Pub

A mesma situação verifica-se no estabelecimento prisional de Lisboa (para onde são levados a maior parte dos presos preventivos) com 1278 reclusos, quando a capacidade máxima da cadeia é de 887. "A sobrelotação não só é bastante perigosa para a integridade física dos guardas prisionais, como principalmente para a segurança dos reclusos", disse Júlio Rebelo, do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar