Heliportos do Algarve aptos 24 horas por dia
Infraestruturas a funcionar em pleno nos hospitais de Faro e de Portimão.
Os heliportos dos hospitais de Faro e Portimão estão aptos para receber voos de emergência 24 horas por dia. Segundo os dados da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), há vários heliportos em hospitais que não podem receber voos noturnos, como é o caso do Hospital Santa Maria, em Lisboa.
No entanto, esta unidade tem recebido helitransportes noturnos. Uma das situações foi relatada esta terça-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que revelou ter sido helitransportado, há seis meses, para esta unidade hospitalar. "Correu tudo muito bem, cheguei à noite a Santa Maria, sem nenhum problema", disse.
Ao Correio da Manhã, fonte oficial da ANAC disse não ter conhecimento do caso, mas que "a confirmar-se, trata-se de uma situação ilegal", uma vez que o heliporto do Hospital de Santa Maria apenas tem certificação para operar durante o dia, sublinhando que a operação noturna deste heliporto "não consta, nem nunca constou" do manual de operações.
Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, do qual faz parte o Santa Maria, garante que "até novembro de 2018 os voos noturnos que aterraram na plataforma de aterragem foram autorizados pela Navegação Aérea de Portugal" e que a mesma "continuará disponível para receber doentes helitransportados em situação crítica, 24 horas por dia".
A lista de heliportos não certificados para receber aterragens noturnas inclui ainda os hospitais de Mirandela, dos Covões, em Coimbra, de Tomar, Santarém, Garcia de Orta, Almada, e Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Já os heliportos dos hospitais de Guimarães e de Lamego, não estão certificados para receber qualquer voo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt