Homem apanha 20 anos de cadeia por matar vizinho
Belga, de 73 anos, matou idoso, de 84, com nove tiros de carabina.
Um cidadão belga, de 73 anos, foi esta segunda-feira condenado, no Tribunal de Portimão, à pena de prisão de 20 anos pelo homicídio qualificado de um vizinho, de 84 anos, com tiros de carabina.
O crime ocorreu no sítio do Foral, na freguesia de Algoz e Tunes, Silves, na noite de 18 para 19 de dezembro de 2016.
"O arguido montou uma armadilha à vítima e demonstrou frieza de ânimo", frisou esta segunda-feira o presidente do coletivo de juízes, na leitura do acórdão.
O tribunal considerou, aliás, que "ficaram provados todos os factos da pronúncia". Segundo esta, Michel Smaers frequentava "há pelo menos cinco anos" a casa de uma vizinha da vítima, com a qual a mulher mantinha, desde há muito tempo, um "conflito prolongado".
Para concretizar o crime, o arguido, cerca da meia-noite, pegou na sua carabina 22 e dirigiu-se à casa da vítima. Aí, para atrair João Faustino ao exterior, disparou contra o candeeiro de iluminação pública. A vítima saiu de casa, "em pijama", com uma espingarda caçadeira nas mãos e efetuou, por sua vez, vários disparos para o ar para afastar o intruso.
Foi nessa altura que o arguido disparou sobre ele. João Faustino foi atingido com "pelo menos nove tiros no tronco, cabeça, tórax e abdómen", que lhe causaram a morte.
O arguido queimou depois as roupas que usava, numa salamandra na casa da amiga, e foi à casa da vítima desarrumar tudo para simular um roubo.
Dias depois, atirou a arma, desmontada, ao mar, em Sagres, onde foi encontrada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt