Homem estava a construir metralhadora em garagem em Coimbra
Suspeito tinha plano para produzir armas. Integrava grupo que ajudou a regularizar de forma fraudulenta milhares de imigrantes.
Um elemento de um grupo criminoso, que foi desmantelado em maio pela Polícia Judiciária (PJ) do Centro por ajudar a regularizar de forma fraudulenta milhares de imigrantes, estaria a preparar-se para construir armas numa garagem em Coimbra. O homem, de 37 anos, tinha já produzido algumas peças metálicas que estavam a ser trabalhadas para a conceção do que aparenta ser uma pistola metralhadora.
Na garagem que tinha arrendado num parque de estacionamento subterrâneo, o suspeito, que foi detido, tinha também um esquema em formato digital para construção de pistolas metralhadoras, tendo igualmente os equipamentos para as poder produzir.
Nas buscas realizadas, os inspetores apreenderam, entre outros objetos, coletes táticos, um detetor de metais, assim como sofisticados equipamentos eletrónicos para copiar/captar códigos de segurança para abertura remota e clonar cartões. Encontraram ainda um inibidor de sinais de comunicações, um binóculo de visão noturna, um mini gravador laser (que pode ser usado em falsificações).
O suspeito, que ficou em prisão preventiva, fazia parte do grupo, desmantelado em maio, constituído por 13 pessoas, entre as quais estão sete empresários, uma advogada e uma funcionária do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Segundo a PJ, a investigação, iniciada em setembro de 2023, apurou que a rede se dedicava à “legalização irregular e massiva de cidadãos estrangeiros em Portugal, obtendo proventos financeiros na ordem dos milhões de euros”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt