Homem invade cadeia de Alcoentre com oito guardas a vigiar 452 presos

Suspeito de 30 anos, que já esteve preso em Alcoentre, trepou muro e entrou na prisão com saco com telemóveis e carregadores.

11 de setembro de 2025 às 08:38
Homem foi apanhado por dois guardas prisionais junto à entrada principal da cadeia Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Um homem de 30 anos, de nacionalidade brasileira, que já esteve preso na cadeia de Alcoentre, invadiu aquele estabelecimento prisional na noite de terça-feira, quando decorria o jogo da seleção nacional de futebol na Hungria. Na altura estavam oito guardas a vigiar 452 presos e o suspeito passeou durante algum tempo na zona prisional, antes de ser detetado por um guarda na torre de vigia. Este fez quatro disparos de caçadeira para o ar, levando a que o suspeito fosse apanhado já no exterior, junto à entrada principal, a carregar um saco com 15 telemóveis, outros tantos carregadores e vaporizadores.

Ao que o CM apurou, o homem trepou um muro, com cerca de dois metros de altura, ao lado da cozinha da prisão. Transportava um saco com os artigos, desconhecendo-se a quem os queria entregar, apesar de ter um irmão detido em Alcoentre. Naquele turno, 15 guardas estavam escalados para trabalhar, mas só oito estavam de serviço. O suspeito foi entregue à GNR de Aveiras, que apreendeu os artigos. Fonte oficial disse ao CM que o homem foi identificado no posto e colocado em liberdade.

Pub

Frederico Morais, do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, indicou que esta foi a quarta ameaça de segurança na prisão, em dois anos e meio: “É lamentável que nos preocupemos mais com a colheita do vinho, do que a com a segurança prisional”, concluiu. Contactada pelo CM a Direção-Geral dos Serviços Prisionais não deu respostas concretas sobre a falha de Segurança.

SAIBA MAIS

Fuga e portão avariado

Pub

Em dois anos e meio, quatro situações ameaçaram a segurança da prisão de Alcoentre. Em 2023, um recluso recolheu 40 telemóveis do exterior. Este ano, o portão da cadeia avariou, dois presos fugiram e, agora, um invasor foi apanhado dentro da prisão.

Duas zonas prisionais

A cadeia de Alcoentre conta, atualmente, com duas zonas prisionais. Um pavilhão onde estão 404 presos no regime fechado e o antigo ‘torreão’, junto à entrada da cadeia, onde 48 presos estão detidos em regime aberto, em camaratas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar