Homens aproveitam funerais para assaltar carros
População está assustada com aumento do número de furtos junto a locais de culto.
Uma vaga de furtos em carros durante missas e cerimónias fúnebres está a deixar a população do concelho de Vila Verde assustada. O caso mais recente aconteceu há uma semana, durante um funeral, em Sabariz.
Mas estes assaltos durante atos religiosos - que ocorrem sempre durante o dia - têm vindo a crescer, havendo já registo de 17 casos nos últimos quatro meses, em diversas freguesias. Os prejuízos são elevados. Estima-se que, no total, os danos ultrapassem os 10 mil euros. A população exige mais policiamento.
"Participei o furto à autoridade, fiz saber que havia outros casos e que tinha conhecimento de muitos mais nas últimas semanas. Isto só se resolve com patrulhamento específico e de proximidade, que não tem sido feito", disse ao CM uma das vítimas de furto, sob anonimato.
Só na semana passada, foram registados furtos em duas freguesias, durante a manhã, em locais de culto, enquanto eram celebrados funerais. Em Sabariz, dois carros foram assaltados, no dia 22. Um dia antes, em Oriz Santa Marinha, o assaltante partiu um vidro do carro e apoderou-se de uma bolsa que tinha sido deixada num local visível - no interior havia telemóveis e dinheiro -, causando um prejuízo calculado em cerca de mil euros.
Os furtos durante funerais terão começado no verão do ano passado, mas intensificaram-se nos últimos meses. Há registos de outros assaltos idênticos em Esqueiros e Gême, sempre com o mesmo modo de atuação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt