Hospitais do Algarve sem ortopedistas
Doentes foram encaminhados para hospitais de Lisboa.
Os dois hospitais do Algarve estiveram esta sexta-feira sem cuidados de saúde em Ortopedia de urgência por falta de médicos especialistas. Todos os doentes que precisaram de tratamento médico nessa área foram encaminhados para unidades de saúde de Lisboa.
No hospital de Faro, ao que o CM apurou, apenas estava de serviço um médico interno, que ainda está em formação para obter a especialidade e não pode, por isso, praticar atos médicos sem supervisão de um médico sénior. O problema foi confirmado ao CM pelo administrador do Centro Hospitalar do Algarve, que coordena as unidades de Faro e Portimão. "Um dos médicos que prestava serviço externo faleceu, dois rescindiram os contratos e outro está doente", explicou Pedro Nunes, que assume dificuldades em contratar clínicos nesta especialidade e defende que "deve existir uma reorganização a nível nacional na forma como os concursos para médicos são feitos".
A falta de ortopedistas e a redução da qualidade dos cuidados nesta especialidade nas unidades hospitalares do Algarve já tinha sido denunciada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt