Hospital de Santa Cruz evacuado devido a incêndio que fez dois feridos
Fumo na zona das consultas levou à decisão de evacuação.
Um incêndio deflagrado esta quarta-feira de manhã no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, obrigou a retirar, de dois pisos, cerca de 100 pessoas. Duas foram obrigadas a receber assistência por inalação de fumos.
Ao que o Correio da Manhã apurou, o fogo começou pelas 11h00 numa unidade UPS (equipamento que serve para garantir o funcionamento da parte informática do hospital) instalada nas garagens. Rapidamente, toda a parte subterrânea do Hospital de Santa Cruz, e o primeiro piso, onde funcionam as consultas externas, ficaram repletos de fumo.
Reinaldo Muralha, comandante dos Bombeiros de Carnaxide, disse ao CM que, de imediato, "foram mobilizados para o local 12 operacionais e quatro viaturas" desta corporação, bem como a tripulação da VMER do Hospital de São Francisco Xavier e elementos da PSP.
O combate às chamas iniciou-se de imediato e durou cerca de meia hora. Os danos cingiram-se à unidade UPS, no entanto, segundo acrescentou Reinaldo Muralha, "o fogo deu origem a uma espessa nuvem de fumo que se espalhou por dois pisos, levando à retirada de cerca de uma centena de pessoas, por precaução".
Um funcionário e um vigilante do hospital ficaram, mesmo assim, feridos devido à inalação de fumos. Precisaram ambos de receber tratamento no Hospital de São Francisco Xavi-er, em Lisboa.
Só após uma vistoria é que foi permitido o regresso das pessoas ao hospital.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt