Idoso julgado por contramão mortal em Santo Tirso
António Gonçalves provocou acidente que matou um ciclista.
Um idoso, de 83 anos, está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos por ter provocado a morte de um ciclista a 16 de janeiro do ano passado, na EN105, em Santo Tirso. António Gonçalves tinha ido visitar a campa da mulher a Vila Nova de Gaia e, quando regressava, entrou em contramão, colidindo com um camião e uma bicicleta, na qual seguia a vítima. Carlos Silva, de 45 anos, teve morte imediata.
O idoso está acusado de um crime de homicídio por negligência grosseira, um crime de condução perigosa de veículo rodoviário agravado pelo resultado e incorre ainda na prática de uma contraordenação grave, devido à circulação em contramão.
No processo judicial, o idoso mostrou-se muito arrependido e garantiu que não tem qualquer memória do acidente.
"Eu não sei o que me deu naquele momento", disse o homem durante a primeira sessão de julgamento. O arguido, residente em Guimarães, tem carta há mais de 50 anos e nunca tinha tido qualquer acidente.
António Gonçalves revelou, ainda, que não voltou a conduzir depois do acidente e que nunca mais o irá fazer.
PORMENORES
Pagou indemnização
A Companhia de Seguros do idoso chegou a acordo com a família da vítima e pagou já mais de 76 mil euros. A vítima era solteira e vivia com a mãe.
Camionista alertou
O condutor do camião que foi atingido fez sinais de luzes para alertar o idoso, mas aquele continuou em contramão.
Desgosto profundo
Quando a mulher morreu, em 2006, António Gonçalves começou a viajar pelo mundo. O idoso diz que atualmente vive em desgosto profundo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt