Imigrantes levam a demissão da diretora do SEF

Foi chamada pela ministra que ia afastá-la do cargo.

05 de outubro de 2017 às 01:30
Constança Urbano de Sousa com Luísa Maia Gonçalves, em julho deste ano Foto: Pedro Simões
Constança Urbano de Sousa com Luísa Maia Gonçalves, em 2016 Foto: Mariline Alves
Luísa Maia Gonçalves na tomada de posse como diretora do SEF, em janeiro de 2016 Foto: Tiago Petinga/Lusa

1/3

Partilhar

A diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves, demitiu-se ontem depois de ser chamada pela ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa, que a ia exonerar.

Pub

Ao que o CM apurou, esta decisão tem a ver com a lei da imigração aprovada em agosto, que aligeirou a entrada de imigrantes no nosso país: podem ser legalizados apenas com a promessa de trabalho e sem visto de entrada.

Recorde-se que o SEF foi surpreendido pela aprovação do diploma e na altura estava preocupado com a falta de recursos humanos e meios informáticos suficientes para responder ao expectável aumento de pedidos de autorização de residência. E foi o que aconteceu. Nos últimos meses houve vários atrasos com filas gigantes nos serviços.

Pub

O Ministério da Administração Interna considerou que a direção do SEF não colocou inspetores suficientes na apreciação e emissão dos vistos.

Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, espera que esta demissão "não seja um bode expiatório para a incapacidade da tutela face aos problemas do SEF".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar