Incendiário vai ser julgado por atear quatro fogos nos concelhos de Monchique, Portimão e Lagos

Incêndios foram ateados nos dias 18 e 26 de agosto. Suspeito usava um isqueiro e tinha gasolina na sua posse quando foi detido pela Polícia Judiciária.

16 de dezembro de 2025 às 01:30
Incêndios foram ateados em zonas florestais Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

Um homem, de 50 anos, vai ser julgado por quatro crimes de incêndio florestal em Monchique, Portimão e Lagos.

Os fogos foram ateados com um isqueiro. Segundo a Acusação do Ministério Público, "em três momentos distintos do dia 18 de agosto de 2025, o arguido, num motociclo, deslocou-se às localidades de Casais, em Monchique, de Vale da Ribeira e a uma área próxima do Autódromo Internacional do Algarve. Nesses locais, com recurso a um isqueiro ateou fogo em zonas de mato, incêndios que, devido ao vento forte, se rapidamente se propagaram às imediações".

Pub

Ainda segundo a mesma Acusação, na tarde de 26 de agosto, "o arguido deslocou-se ao Sítio do Castanheiro, em Bensafrim e, mais uma vez com recurso a chama direta, ateou novo incêndio numa zona florestal".

De acordo com o Ministério Público, os incêndios provocados pelo arguido "resultaram na destruição de mais de 20 hectares de mato rasteiro, eucaliptos, canas e árvores de pequeno porte, só não tendo assumido consequências de maior gravidade devido à pronta intervenção dos bombeiros".

Quando foi surpreendido pela Polícia Judiciária durante as buscas judiciais, "o arguido tinha na sua posse um isqueiro, bem como, no interior de um veículo automóvel, outros três isqueiros e três jerricans destinados ao acondicionamento de combustível, sendo que um deles continha cerca de três litros de gasolina". O suspeito está a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar