Incêndio danifica habitação familiar em Vila Nova de Poiares

Fogo ficou confinado à sala.

29 de novembro de 2025 às 19:01
Bombeiros Foto: CMTV
Partilhar

Um incêndio danificou este sábado de madrugada o primeiro andar de uma moradia em Soutelo, Vila Nova de Poiares, mas a família residente deverá poder voltar a casa ainda este sábado, segundo a Proteção Civil.

"O fogo ficou confinado à sala, no primeiro andar, num edifício com três pisos. Danificou toda a divisão, bem como janelas e uma porta de sacada. O fumo propagou-se pela casa toda e tivemos que fazer a desenfumagem das várias divisões", adiantou à agência Lusa o comandante Luís Sousa, dos Bombeiros de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Pub

Não se registaram feridos, mas um casal -- a mulher não se encontrava na habitação por estar a trabalhar num lar de idosos de Vila Nova de Poiares -- e o filho, de 17 anos, que residem na habitação, tiveram que ser temporariamente realojados.

"Os vizinhos prontificaram-se a ajudar e a família está neste momento em casa de um deles, mas é uma situação temporária", acrescentou Luís Sousa.

Segundo o comandante da corporação, os serviços de ação social e funcionários da Câmara estiveram esta manhã no local para "fazer a limpeza da habitação e identificar as necessidades mais prementes desta família".

Pub

"Em princípio, poderão regressar a casa ainda hoje depois de efetuada a limpeza das áreas afetadas pelas chamas e pelo fumo", disse o responsável.

Luís Sousa apontou que o incêndio pode ter tido origem num aquecedor elétrico de barras, de acordo com o testemunho do filho.

"O aparelho pode ter sobreaquecido e incendiou-se, ou então poderá ter provocado o fogo por estar demasiado perto de um sofá", indicou.

Pub

O alerta para a ocorrência foi dado às 01h33, de acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tendo sido mobilizados 20 bombeiros de Vila Nova de Poiares, apoiados por cinco veículos.

No local esteve também uma patrulha da GNR.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar