Incêndio num prédio em Cascais faz sete feridos, dois em estado grave

Prédio foi evacuado por precaução e fogo já foi dado como extinto.

Atualizado a 20 de fevereiro de 2026 às 14:53
Bombeiros Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Mãe e filho ficaram gravemente feridos depois das chamas invadirem a habitação. Cinco pessoas sofreram ferimentos leves e foram levadas para o hospital. Luís, com cerca de 50 anos, bateu à porta do vizinho para pedir socorro.

Manuel Ramos, morador do prédio onde esta sexta-feira deflagrou o incêndio, tentou socorrer Dilar, que tem cerca de 80 anos e vários problemas de saúde: “O filho bateu-me à porta aos gritos. O fumo era tanto e eu disse: Luís o que é que tu fizeste? Tentei pegar na senhora mas não consegui. Ele só gritava: eu sou o culpado, eu sou o culpado", referiu.

Pub

Mãe e filho foram transportados para o hospital São Francisco Xavier em estado crítico. O fogo ocorreu na rua Mário Henrique Leiria em Cascais e teve início na cave do apartamento. A casa ficou sem condições de habitabilidade.

O prédio teve mesmo de ser evacuado. Fátima, que mora perto do local onde ocorreu o incêndio, ia levar a filha à escola quando se apercebeu da tragédia: “Vi o filho a sair todo queimado e a mãe também numa cadeira de rodas. Isto foi uma tristeza", disse.

Maria faz parte da Comissão de moradores do Cobre e auxiliava mãe e filho que tinham algumas dificuldades financeiras: “Venho aqui muitas vezes ajudá-los. A mãe e o filho estão em estado crítico. Ela é muito doente.” A origem do fogo poderá estar relacionada com a queda de uma beata em lixo acumulado. Depois de uma análise à estrutura do edifício os moradores puderam regressar às suas habitações.

Pub

No local estiveram elementos dos Bombeiros de Alcabideche, Estoril, Carcavelos, assim como equipas do INEM e PSP. A polícia judiciária esteve no local e está a investigar as causas do incêndio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar