Incêndio em fábrica de Gaia
No local encontram-se dezenas de elementos dos bombeiros.
Um incêndio de grande proporções deflagrou este sábado numa fábrica de tintas da Barbot, em Carvalhos, Vila Nova de Gaia.
Os Bombeiros Sapadores de Gaia estão a aconselhar as pessoas a abandonarem os prédios em frente à fábrica. O fornecimento de energia elétrica foi também cortado nos prédios junto ao edifício.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse à imprensa que o incêndio na fábrica de tintas Barbot está controlado, segundo a informação que tem dos meios de combate, apelando por isso à calma da população.
"Claro que, tendo em conta que estamos a falar de tintas e diluentes, há sempre risco, mas o importante é manter a tranquilidade", sublinhou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
"Esta é uma empresa muito querida no concelho", acrescentou, sublinhando que a autarquia vai procurar formas, nomeadamente a nível fiscal, de minimizar os impactos do incêndio na laboração.
O comandante dos Bombeiros Sapadores de Gaia, Salvador Almeida, deu por dominado o incêndio na fábrica de tintas Barbot. Em declarações aos jornalistas, no local, disse que não existe risco de explosão e que espera, em breve, permitir o regresso a casa aos habitantes do prédio evacuado, junto ao edifício fabril.
No local encontram-se 100 bombeiros, auxiliados por 25 veículos de ataque e apoio. Existem 3 feridos a registar por inalação de fumo, dois bombeiros e um residente de um dos prédios em redor da fábrica.
"Os meios já estão a desmobilizar mas as operações de rescaldo podem demorar várias horas", referiu fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS).
Também fonte dos Bombeiros Sapadores de Gaia confirmou que "apesar de estar dominado e totalmente controlado", até que seja dado como "completamente extinto devido à perigosidade das matérias em causa, ter-se-á de esperar algumas horas".
A origem do fogo ainda está por apurar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt