Incêndio em fritadeira causa pânico na Baixa
Restaurante na rua Augusta destruído pelas chamas.
Um fogo deflagrou esta sexta-feira num prédio da rua Augusta, na Baixa de Lisboa, destruindo totalmente o restaurante que funcionava no rés do chão, criando o pânico mas sem fazer vítimas. O alerta foi às 09h52 e o incêndio teve início numa fritadeira. O fumo intenso trouxe à memória o incêndio do Chiado, há 27 anos.
"Moro no 5º piso e quando me apercebi tive de sair pela varanda para o prédio vizinho", contou ao CM um dos habitantes do nº 108, com frente também para a rua de São Nicolau. Apesar da violência do fogo, a estrutura do prédio não foi afetada e os moradores regressaram após a extinção das chamas pelos Sapadores, às 10h30. Os responsáveis da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que abriu em maio, não prestaram declarações. O restaurante tinha várias obras de arte em exposição.
Ainda com o incêndio que destruiu parte do Chiado, em 1988, presente na memória de moradores e comerciantes, a Câmara de Lisboa vai avançar com um programa de sensibilização incluído no plano de combate a incêndios na zona histórica. O objetivo é fazer um levantamento no interior das habitações, de modo a apurar o material inflamável existente, explicou ao CM o vereador da Proteção Civil, Carlos Manuel Castro. Vias de difícil acesso, construção velha e com materiais inflamáveis e moradias utilizadas como armazém são problemas já identificados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt