Constâncio garante que não esteve na reunião que aprovou posição de Berardo no BCP

Ex-vice-presidente do Banco Central Europeu diz que não autorizou "pessoalmente" a "operação de compra de ações" do empresário.

08 de junho de 2019 às 19:42
Vítor Constâncio, reforma, milionário, Banco de Portugal, CE Foto: EPA
A Coleção Berardo é constituída, no total, por mais de 800 obras de arte Foto: Pedro Zenkl / Agência Zero
Empresário Joe Berardo é ouvido no parlamento Foto: Pedro Catarino
Empresário Joe Berardo é ouvido no parlamento Foto: Lusa
Empresário Joe Berardo é ouvido no parlamento Foto: Lusa

1/5

Partilhar

Vítor Constâncio garantiu este sábado que não participou na reunião do Conselho de Administração do Banco de Portugal (BdP) que autorizou a participação qualificada do investidor Joe Berardo no Banco Comercial Português (BCP).

Numa nota enviada à agência Lusa, o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que à data dos factos liderava o BdP, diz que recebeu essa informação da instituição que liderou: "Recebi hoje do Banco de Portugal a informação de que não participei na Reunião do Conselho de Administração de 21 de Agosto de 2007, que decidiu não objetar à participação superior a 5% da Fundação Berardo no capital do Banco Comercial Português".

Pub

Este facto, ainda segundo a mesma nota de Vítor Constâncio, "prova como as decisões de uma instituição não devem ser pessoalizadas". Para Constâncio, o não ter participado na reunião demonstra também que não autorizou "pessoalmente" a "operação de compra de ações bem como a operação de crédito e o levantamento de elevado montante de fundos, que, aliás, já tinha sido legalmente concedida pela CGD meses antes".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar