Inspetor da PJ que desviou 40 mil euros condenado a quatro anos e seis meses de prisão

Tribunal deu como provado que Emanuel Briosa desviou dinheiro em buscas a casa de ministro do Congo.

11 de julho de 2017 às 14:55
inspetor, silêncio, roubo, Emanuel Briosa, pj, polícia judiciária, Foto: Direitos Reservados
Estádio da Luz, IKEA, Emanuel Briosa, Unidade de Combate à Corrupção da PJ, PJ, José Veiga, Paulo Santana Lopes, Quinta da Marinha Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Quatro anos e seis mesesde prisão efetiva é a sentença para o inspetor da Polícia Judiciária (PJ), Emanuel Briosa, acusado de desviar 200 mil euros durante buscas a uma residência em Cascais. O juíz provou o desvio de 40 mil euros, em vez dos 200 mil euros inicialmente referidos.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), três inspetores, entre eles o arguido, em 3 de fevereiro de 2016, realizavam uma busca a uma vivenda na Quinta da Marinha, Cascais, habitualmente utilizada pelo ministro das Finanças da República do Congo, Gilbert Ondongo, propriedade da sociedade West Side World.

Pub

Na cave da habitação estavam dois cofres com "dezenas de maços de notas": um com três milhões de euros e outro com três milhões de dólares, dinheiro que as autoridades consideram estar relacionado com os ilícitos criminais averiguados naquele inquérito, que investiga crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

No momento em que os outros dois inspetores ficaram a acondicionar num saco as notas de dólares, o arguido Emanuel Briosa pegou num saco onde já tinham sido colocados os maços de notas de euros e trouxe-o para o andar de cima, para uma sala situada no rés-do-chão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar