Insulto racista a árbitro tira adepto de recintos durante um ano
Homem apanhado a injuriar árbitro em jogo de basquetebol dos escalões de formação, punido ainda com coima de 1750 euros.
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) puniu com uma pena de um ano de interdição de acesso a recintos desportivos, e uma coima de 1750 euros, um homem que foi identificado pela PSP por ter dirigido insultos, de natureza racista, a um árbitro de um jogo de basquetebol.
A situação foi detetada a 25 de janeiro de 2026, no pavilhão municipal de Beja, e mereceu até intervenção da PSP. Decorreu, nessa data, o jogo de basquetebol feminino, do escalão sub-14, entre o Beja Basket Clube e o Grupo Desportivo e Recreativo André Resende. O homem identificado, tem cerca de 40 anos, e é pai de uma atleta. Dirigiu-se junto à área de jogo, perto do fim do mesmo, e proferiu insultos racistas a um dos árbitros.
A decisão da APCVD, tomada após receção de expediente policial, foi tomada a 29 de julho. Tem ainda recurso. Mas se o infrator a desrespeitar, após o trânsito em julgado, pode ser julgado e condenado pelo crime de desobediência qualificada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt