Interior norte e centro em perigo máximo de incêndio rural

Temperaturas máximas previstas para esta sexta-feira vão variar entre os 27ºC de Sagres e Sines e os 38ºC em Castelo Branco e 39ºC em Évora.

01 de agosto de 2025 às 07:05
Trabalhos dos bombeiros em Sabrosa Foto: PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
Partilhar

 Grande parte dos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, no interior centro, está esta sexta-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta previsão estende-se também ao sul do país, a seis concelhos do distrito de Faro: Portimão, Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira. Na região norte, o IPMA prevê perigo máximo de incêndio rural para todo o distrito da Guarda e para quase todo o distrito de Bragança, exceto Vinhais e Carrazeda de Ansiães. Trofa, Gondomar e Valongo são os concelhos do Porto que também estão perigo máximo de incêndio rural.

Pub

A previsão abrange ainda alguns concelhos mais interiores de Viseu, Leiria, Coimbra, Santarém.

Na região centro, Castelo Branco está também abrangido por esta previsão, exceto no concelho de Idanha-a-Nova. Na área metropolitana de Lisboa, apenas o concelho de Loures está com uma previsão de perigo muito elevado, os restantes estão em perigo elevado a moderado.

O IPMA prevê para esta sexta-feira céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde.

Pub

É esperada ainda uma descida da temperatura no litoral, sendo que os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro são os únicos de fora do aviso meteorológico amarelo de tempo quente para o continente.

As temperaturas máximas previstas para esta sexta-feira vão variar entre os 27 graus de Sagres e Sines e os 38 em Castelo Branco e 39 em Évora. O IPMA alertou na quinta-feira para o "episódio de tempo quente", previsto para entre esta sexta-feira e quarta-feira em Portugal continental, que deverá ser "consideravelmente severo" pela duração e temperaturas máximas previstas, entre 36 e 44 graus Celsius.

Face a estas previsões, o IPMA já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09:00 e as 18:00 de domingo, devido à "persistência de valores muito elevados de temperatura máxima".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar