Investigado assalto cirúrgico ao Tribunal do Seixal
Ladrões invadiram edifício de madrugada e remexeram processos.
Os assaltantes esperaram que o último vigilante do edifício saísse de serviço e, já depois da meia-noite desta quinta-feira, invadiram tranquilamente o Tribunal do Seixal. Entraram por uma janela, depois de terem partido o vidro, e passearam-se sozinhos pelo Palácio de Justiça. A PJ foi chamada a investigar o que pode ter sido um roubo cirúrgico – há suspeitas de que tenham sido levados processos.
O crime, que terá ficado registado por imagens de videovigilância, só foi descoberto depois das oito da manhã, quando os funcionários das secretarias judiciais começaram a entrar ao serviço. A PSP do Seixal enviou logo ao local várias patrulhas.
Ao que o CM apurou, um vidro de uma janela do edifício do tribunal, no piso térreo, foi partido à pedrada. Perante a ausência de vigilância, os ladrões "passearam à vontade em vários pontos do tribunal". As primeiras investigações indicam que os assaltantes terão andado em várias secretarias, não só de juízos criminais, como também de juízos cíveis e conservatórias.
Os chaveiros que guardam as chaves das portas e dos armários do tribunal foram todos remexidos. Há danos em fechaduras de portas. A PSP constatou os danos causados pelos assaltantes: foram encontrados muitos processos e outra documentação espalhados no chão. Ao final da tarde desta quinta-feira fazia-se ainda o inventário de todos os processos, não sendo ainda possível constatar se foram desviados processos. Não foi levado dinheiro.
A Judiciária de Setúbal foi chamada a investigar, já que por lei tem competência de investigação em ataque a órgãos de soberania.
O Ministério da Justiça diz que não foi prestada qualquer informação sobre este furto à Direção-Geral da Administração da Justiça, que apoia o funcionamento dos tribunais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt