Jovem de 18 anos detido com centenas de ficheiros de abusos de menores

Polícia Judiciária de Braga detetou ficheiros de exploração sexual de crianças, "algumas de tenra idade". Suspeito partilhava as imagens.

19 de fevereiro de 2026 às 11:35
PJ de Braga Foto: DR
Partilhar

A Polícia Judiciária de Braga deteve, em Guimarães, um jovem de 18 anos, suspeito de vários crimes de pornografia de menores. O suspeito foi detido em flagrante na posse de equipamentos informáticos, onde a investigação encontrou "centenas de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores, alguns com crianças de tenra idade", explica a PJ, em comunicado.

O suspeito, que será hoje presente a juiz para aplicação de medidas de coação, está também a ser investigado por partilhar os ficheiros de conteúdo sexual com menores. A PJ encontrou ainda "fortes indícios" de que o jovem se dedicaria a outro tipo de crimes "através da utilização de tecnologias informáticas".

Pub

O alerta para as autoridades portuguesas partiu de um organismo internacional. As partilhas terão sido detetadas pelas autoridades do Canadá, que encaminharam a investigação para a Polícia Judiciária. 

O jovem, sem ocupação laboral desde que concluiu o 12º ano de escolaridade, foi alvo de buscas em casa, na quarta-feira, e acabou detido em flagrante por estar na posse dos equipamentos onde armazenava os ficheiros. A PJ de Braga apreendeu diversos equipamentos informáticos, como telemóvel, computador e discos externos e vai agora procederà análise detalhada, "para apreciação da real dimensão e dos contornos das atividades a que se dedicava", esclarece a PJ. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar