Jovem morre após cair e bater com a cabeça em rocha nas lagoas do Gerês
Elisa Afonso passava a tarde com amigos quando escorregou e bateu com a cabeça. Socorro demorou mais de uma hora.
Uma jovem de 18 anos morreu ao final da tarde de terça-feira, vítima de uma queda nas Sete Lagoas, na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Elisa Afonso tinha 18 anos, residia em Montalegre, era estagiária nos bombeiros e iria ingressar em setembro no 12º ano de um curso profissional da Escola Secundária Bento da Cruz.
Apesar dos esforços para reverter a paragem cardiorrespiratória da jovem, o óbito acabou por ser declarado no local.
Elisa estava a passar a tarde com um casal de imigrantes, amigo da família, que tem uma filha da mesma idade. A jovem terá escorregado e caído para dentro de água, batendo com a cabeça numa pedra.
"Só a autópsia determinará a causa da morte, se foi queda ou afogamento, mas havia marcas evidentes de traumatismo", disse ao CM Hernâni Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto.
Os primeiros a socorrer a vítima foram quatro enfermeiros, que ali se encontravam em lazer, e que realizaram as primeiras manobras de reanimação. O INEM prosseguiu as manobras, mas sem sucesso.
Socorro demorou mais de uma hora
Hernâni Carvalho, comandante dos bombeiros de Salto, realça o facto de o socorro, devido aos acessos, ter demorado mais de uma hora. "Está na hora de se olhar de forma séria para o socorro no Gerês, como ocorreu na serra da Estrela", alerta o responsável.
Elisa Afonso era estagiária nos bombeiros e, de acordo com uma nota do presidente da Câmara de Montalegre, "uma jovem com uma conduta social exemplar".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt