Jovens detidos por roubos violentos em Lisboa ficam em prisão preventiva

Jovens são suspeitos de integrarem "uma célula criminosa responsável por aterrorizar Lisboa nas últimas semanas".

28 de janeiro de 2026 às 13:38
PSP Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Quatro jovens suspeitos de pertencerem a uma célula responsável por roubos violentos na cidade de Lisboa, detidos na sexta-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP), ficaram em prisão preventiva, informou esta quarta-feira a polícia.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indica que os jovens, com idades entre os 18 e os 21 anos, são suspeitos de integrarem "uma célula criminosa responsável por aterrorizar Lisboa nas últimas semanas".

Pub

Segundo a polícia, entre 17 e 24 de janeiro foi registado um "pico anormal de roubos violentos", estimado em cerca de 20, praticados sobretudo durante a noite e com recurso a armas brancas e, em algumas situações, a uma réplica de arma de fogo.

Os suspeitos, adianta a PSP, atuavam de forma organizada, selecionando as vítimas e abordando-as em superioridade numérica, visando principalmente o roubo de telemóveis e outros equipamentos eletrónicos e bens de valor.

No âmbito de uma operação dirigida a este fenómeno criminal pela Divisão de Investigação Criminal, os quatro suspeitos foram detidos "em flagrante delito" após terem realizado cinco roubos na mesma noite, tendo sido possível "recuperar a totalidade dos bens subtraídos às vítimas".

Pub

Os detidos, que já tinham antecedentes por crimes semelhantes e delinquência juvenil, foram presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Na nota, a PSP refere que a detenção dos quatro jovens terá permitido pôr termo ao "principal grupo causador de alarme social" que atuava um pouco por toda a zona da cidade de Lisboa, garantindo que continuará a manter uma postura "atenta e vigilante" para prevenir a repetição deste tipo de criminalidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar