Julgamento da Operação Lex continua a revelar novos detalhes
Antigo presidente do Montepio, António Tomás Correia, foi ouvido esta terça-feira.
Foi esta terça-feira ouvido, no Tribunal Militar, na sequência da Operação Lex, o antigo presidente do Montepio.
Em causa estão contactos e negociações com o empresário José Veiga, ligados a um possível banco do Montepio no Congo, trocas de emails e pedidos de reestruturação de créditos.
António Tomás Correia, antigo presidente do Montepio, entre 2008 e 2015, agora reformado e natural de Pedrógão Grande, disse várias vezes não se recordar de muitos pormenores, invocando falhas de memória.
O antigo-presidente confirmou que existiram negociações para um possível projeto do Montepio em África, nomeadamente no Congo, entre 2013 e 2014, embora tenham acabado por não avançar. Nesse contexto, admitiu ter tido encontros com o empresário José Veiga, tanto na sede do Montepio como no Hotel Ritz.
Segundo o advogado de José Veiga, Rogério Alves, houve cerca de um ano de troca de emails entre António Tomás Correia, José Veiga e o advogado Santos Martins.
O antigo presidente do Montepio disse não saber exatamente qual o papel de Santos Martins, mas admitiu que terá intervindo a pedido de José Veiga, funcionando como intermediário.
Na sessão de julgamento também ficou claro que José Veiga tinha interesse em participar no negócio da criação de um banco no Congo, onde o Montepio teria 30 por cento do capital. Os restantes 55 por cento seriam do Estado e do governo do Congo e 15 por cento de investidores privados portugueses, que António Tomás Correia disse não saber identificar, admitindo que um deles poderia ser José Veiga.
Durante a audição, foi ainda referido um contacto telefónico de Rui Rangel, que pediu ajuda para a reestruturação de um crédito de cerca de 90 mil euros.
António Tomás Correia confirmou ter amizade antiga com Luís Vaz das Neves e alguma proximidade com Luís Filipe Vieira que não compareceu em tribunal, tendo apresentado um atestado médico por 4 dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt