Junta de freguesia com projeto para construção de crematório

Presidente da junta de Almeirim já visitou equipamentos do género no País e ficou entusiasmado com ideia.

18 de março de 2016 às 18:04
18-03-2016_02_17_01 crematori.jpg Foto: João Nuno Pepino
Partilhar

Almeirim poderá vir a ter um forno crematório instalado no cemitério local, que se situa numa zona central da cidade. O projeto tem sido desenvolvido pela Junta de Freguesia de Almeirim, que já visitou vários equipamentos desta natureza e está a preparar um dossiê completo para tentar tornar viável a sua construção a médio prazo. A concretizar-se, será o primeiro equipamento do género no Ribatejo.

"O Ribatejo tem falta de um crematório para servir toda a região, uma vez que os mais próximos são em Lisboa e na Póvoa de Santa Iria. Nunca será um equipamento só para Almeirim", disse ao CM o presidente da junta, Joaquim Catalão. "Pelos estudos de mercado que temos feito, os custos deverão andar entre os 400 e 450 mil euros", afirma o autarca, explicando que se trata de um investimento para amortizar em poucos anos, tendo em conta as suas taxas de utilização.

Pub

A construção do crematório está planeada para ser dentro do próprio cemitério, numa zona onde existem hoje algumas oficinas velhas e um espaço ajardinado que pode facilmente ser transformado. "Por fora, trata-se de um edifício normal, sem grandes dimensões, que se enquadra perfeitamente na zona de entrada onde já existe uma capela e a casa mortuária", explica Joaquim Catalão, que acredita que a população está a aceitar bem esta ideia.

"Não vejo qualquer problema em ter aqui um crematório. Será sobretudo uma opção para cada um, na hora da morte", afirma Cidália Paiva, uma moradora em Almeirim.

Pub

Segundo Joaquim Catalão, há cada vez mais famílias a considerar a cremação como uma alternativa ao enterro tradicional, mas a distância aos fornos mais próximos acaba por funcionar como um fator dissuasor, tendo em conta os custos dos serviços fúnebres.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar