Lar ilegal tinha idosa amarrada a uma cama em Belmonte
Operação de busca de surpresa desencadeada após denúncias de maus-tratos a idosos.
A GNR deteve esta quinta-feira um casal que geria um lar de idosos ilegal na vila de Caria, concelho de Belmonte, a partir da própria habitação. Num dos anexos da casa situada no Bairro de S. Vicente, os militares, acompanhados por técnicos da Segurança Social, encontraram cinco idosas, uma das quais amarrada à cama.
"Esta ação foi o culminar de uma investigação iniciada há dois meses na sequência de uma denúncia de maus-tratos a idosos" adiantou o capitão Luís Moreira, da GNR da Covilhã, que coordenou a operação.
Segundo o oficial, "todas as idosas encontram-se em estado de total dependência de terceiros para alimentação, higiene e medicação e a habitação não cumpre os requisitos para poder fornecer aos utentes os serviços que estes precisam de forma condigna e em segurança".
Ao que o CM apurou, uma das cinco idosas será mãe de um dos membros do casal, e as restantes quatro pagariam cerca de 600 euros pelo internamento.
Para quem conhece o casal, na casa dos 40 anos, a detenção foi um choque: "Eles tratam muito bem as idosas e têm muito cuidado com a alimentação e a higiene. Os filhos dos utentes, entre os quais se encontra um padre, estão satisfeitos com os serviços", assegura Alice Matos, prima dos proprietários.
O lar foi encerrado e o casal e uma funcionária de 19 anos foram detidos. Respondem por suspeitas de maus-tratos e, no caso do homem, por posse de arma proibida, já que a GNR apreendeu uma caçadeira e um revólver ilegais.
As utentes foram transportadas para o Instituto de Medicina Legal da Covilhã para serem examinadas e vão ser realojadas em lares da região.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt