Incêndio obriga a evacuar lar em Alcobaça
No local estão 220 bombeiros.
Um incêndio em Pataias, Alcobaça, obrigou a que um lar fosse evacuado. Os cerca de 100 utentes da Associação Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias já se encontram num local seguro.
O fogo deflagrou às 14h18, numa zona de mato, junto à praia de Paredes da Vitória.
No local estão 220 bombeiros com 63 viaturas e quatro meios aéreos, mas o segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, disse à agência Lusa estar "a equacionar aumentar os meios no local e a preparar planos de evacuação de alguns locais".
De acordo com o responsável, a principal dificuldade no combate às chamas, que estão a consumir uma zona de pinhal, prende-se com "os ventos de forte intensidade".
Valter Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia, disse à Lusa, às 18h25, que "o fogo está na direção de Pataias" e que, por enquanto, "os bombeiros têm conseguido salvar as casas", mas existe "muito vento", o que dificulta o trabalho dos operacionais.
O segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, acrescentou que "o incêndio progride com grande intensidade devido ao vento forte".
"Para já, não há habitações em perigo, mas o fogo progride para junto de casas onde estão a ser posicionados meios", declarou, referindo que são esperados mais meios no local.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, disse que, "apesar de as chamas estarem a aproximar-se das casas", os bombeiros "estão a conseguir controlar a situação".
Idosos já podem regressar ao larOs cerca de 100 utentes já tiveram ordem para regressar às instalações, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia local, Valter Ribeiro.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Pataias, a "situação está mais calma" e "fogo está circunscrito".
"Penso que irão iniciar já os trabalhos de rescaldo. O único problema é o vento. Se as condições climatéricas piorarem muito poderá sempre existir reacendimento e as pessoas estão com receio", disse.
Segundo a Proteção Civil, às 20:30, o incêndio com uma frente estava a ser combatido por 259 operacionais, apoiados por 77 meios terrestres e dois meios aéreos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt