Legionella vai dar acusação por homicídios
Empresa de limpeza do Hospital São Francisco Xavier na mira da PJ por negligência.
Cinco crimes de homicídio negligente e pelo menos 49 crimes – se alguns, por morte, não passarem a homicídio – de ofensas à integridade física, simples ou grave consoante o estado de saúde dos sobreviventes do surto de legionella; sendo que cinco doentes ainda estão internados nos cuidados intensivos.
Your browser doesn’t support HTML5 video
É este, nesta fase do processo, o entendimento do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e da Polícia Judiciária em relação aos crimes que deverão ser imputados – e pelos quais arriscam ser acusados – aos responsáveis pela presença da bactéria da legionella no Hospital de São Francisco Xavier, onde as vítimas foram contaminadas.
E o grande suspeito, na mira da investigação, é a empresa Such-Veolia, responsável pela limpeza, nomeadamente, das torres de refrigeração do hospital, onde já terão sido encontrados vestígios desta bactéria.
De resto, essa forte possibilidade já foi até admitida pela diretora-geral de Saúde, Graça Freitas. Mas a investigação aguarda pela conclusão dos exames feitos pelo Instituto Ricardo Jorge.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt