Lisboa casa e marcha nas festas
16 casais na Sé e Paços do Concelho. 23 marchas descem Av. da Liberdade.
Lisboa vive hoje o dia e a noite mais longos do ano com os festejos de Santo António, onde se destacam os casamentos, o desfile das marchas populares e os arraiais.
A festa começa pelas 11h30, nos Paços do Concelho, com o primeiro momento dos Casamentos de Santo António. Na cerimónia civil, cinco casais vão unir as suas vidas. Às 14h00 é o ponto alto, com a cerimónia religiosa na Sé, com os restantes onze casais.
À noite, a partir das 21h00, realiza-se o grande desfile das marchas populares na avenida da Liberdade, a que se juntam os noivos dos Casamentos de Santo António.
Como habitualmente, apresentam-se 20 marchas a concurso, em representação de outros tantos bairros, que disputam o título de campeão (na posse de Alfama). Cada marcha tem entre cinco a sete minutos para jogar os últimos trunfos. À coreografia, cenografia, figurino, letra e música, que o júri já analisou nas exibições no MEO Arena, junta-se uma nova categoria: desfile na avenida, muito importante para a classificação final.
O desfile decorre até à 01h00/01h30 e só de madrugada é que se sabe quem ganha, com base nas pontuações das exibições no MEO Arena e desfile na avenida. Enquanto se desfila na avenida há arraiais por toda a cidade. Até de madrugada é tempo de festejar o Santo António.
Santo António com reforço nos transportes
Na Carris, o reforço abrange as carreiras 201, 202, 206, 207, 208 e 210, com partidas do Cais do Sodré e Marquês de Pombal.
A CP também reforça as linhas de Sintra, Cascais e Azambuja e a Transtejo vai disponibilizar duas carreiras extra nas ligações do Barreiro e de Cacilhas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt