Lobos dizimam rebanho na aldeia

Pastores exigem medidas de proteção dos animais para evitar novas investidas.

31 de março de 2015 às 16:30
pastores, lobos, ovelas, rebanho, animais, povoados, Gerês Foto: Nuno Fernandes Veiga
Partilhar

Das 15 ovelhas que Paulo Silva tinha no pasto, em Covide, Terras de Bouro, nem uma escapou ao ataque feroz de lobos ibéricos. O rebanho, que estava num terreno vedado, foi dizimado na madrugada de domingo por, pelo menos, três lobos. Os ataques em aldeias do Gerês são cada vez mais frequentes e, por isso, os produtores juntaram-se para exigir medidas de proteção ao Instituto de Conservação da Natureza. Ponderam até pedir uma audiência à ministra da Agricultura.

"Estamos desesperados e sentimo--nos impotentes perante este tipo de ataques", disse ao CM Paulo Silva, enquanto olhava, desolado, para as ovelhas mortas no pasto.

Pub

O ataque foi comunicado no domingo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês – entidade responsável pelo controlo dos animais selvagens – mas até ontem, mais de 24 horas após o ataque, ninguém se tinha deslocado a Covide para recolher material para a necropsia. A situação desespera os produtores, que não podem sair do local, sob pena de perderem animais. "Se o lobo volta e nos leva alguma ovelha, já não recebemos indemnização por ela", lamenta o pastor.

Vários produtores já foram lesados por ataques do lobo e temem já ataques às populações. "Estamos a ver quando entram por aí e atacam as crianças", atira Carlos Fernandes, revoltado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar