Mais 300 guardas prisionais contratados
O ministro da Justiça, Alberto Costa, afirmou esta sexta-feira, no Parlamento, que o Orçamento para 2007 permitirá a contratação de 300 guardas prisionais e a construção de uma prisão de alta segurança em Monsanto.
O grande objectivo é prosseguir as reformas legislativas em curso e "alcançar a consolidação orçamental", disse o ministro na Comissão de Orçamento e Finanças.
Alberto Costa prometeu valorizar a vigilância electrónica e o trabalho comunitário dos arguidos e restringir o número de presos preventivos nas cadeias. No âmbito do sistema de saúde prisional, o ministério prevê a despesa de dois mil euros anuais por cada recluso em cuidados de saúde, estando previsto o investimento de dois milhões de euros para a erradicação do balde higiénico.
GUARDAS DEVEM SER SENSIBILIZADOS PARA TROCA DE SERINGAS
A troca de seringas nas prisões vai arrancar em Paços de Ferreira e Lisboa a título experimental já em Fevereiro do próximo ano. O Sindicato Nacional do Corpo de Guarda Prisional (SNGCP) aprovou na semana passada a realização de quatro dias de greve em Dezembro, caso o Governo não aceite as principais reivindicações da classe até ao próximo dia 30 de Novembro.
Para o presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), João Goulão, é necessário sensibilizar os guardas prisionais para a importância da troca de seringas nas prisões, considerando que o projecto não pode avançar "contra a vontade" destes profissionais.
"Os guardas prisionais expressam os seus naturais receios, agora compete-nos a explicar como as coisas podem ser feitas e como o foram noutros países, com experiências bem sucedidas", afirmou o responsável, à margem das primeiras Jornadas Nacionais da Saúde em Meio Prisional, que decorrem hoje e amanhã no Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt