Mais de 50 imigrantes viviam amontoados em edifício de habitação ilegal junto aos Clérigos no Porto

Segundo o proprietário do estabelecimento, os imigrantes eram funcionários da loja que ocupa o piso térreo do edifício.

21 de janeiro de 2026 às 10:16
Partilhar

Dezenas de imigrantes viviam amontoados em 19 quartos no primeiro e segundo pisos de um estabalecimento comercial junto à Torre dos Clérigos, no Porto. Ao que o CM apurou, o edifício era usado ilegalmente para habitação. 

Segundo o proprietário do estabelecimento, os imigrantes eram funcionários da loja que ocupa o piso térreo do edifício. 

Pub

Após receber denúncias sobre esta situação, o município do Porto realizou uma operação de fiscalização e avisou o propriétario que, esta quarta-feira de manhã, os pisos superiores do edifício onde pernoitavam mais de 50 pessoas seriam selados.

Fonte do Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço do Comando Metropolitano da PSP do Porto disse à Lusa que por cada cama, cada imigrante pagaria 250 euros por mês, estimando-se que por ali tenham passado cerca de 50 imigrantes diferentes de nacionalidade nepalesa, bangladesh e indiana.

"Quisemos testemunhar esta iniciativa do Departamento da Divisão de Fiscalização da Câmara Municipal em conjunto com a Polícia Municipal e com o apoio da PSP, porque é uma preocupação. Olhamos com atenção para fenómenos que vamos tendo conhecimento que existem também na cidade do Porto, de sobrelotação de habitação, muitos casos associados a fenómenos de exploração da dignidade humana. São pessoas que estão a habitar sem condições de dignidade, sem condições de salubridade e sem as devidas licenças", descreveu Pedro Duarte.

Pub

À chegada da Polícia Municipal e da PSP os 'quartos' estavam totalmente vazios.

Ao CM, o propriétario revelou que pretendia futuramente fazer um hotel nos pisos superiores do edifício, mantendo aberta a loja de 'souvenirs'.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar