Manifestação de lesados em transferências bancárias que não autorizaram
Clientes do Eurobic/Abanca dizem ter ficado sem milhares de euros nas suas contas em operações que não autorizaram e realizaram manifestação nas Caldas da Rainha. O banco sustenta não terem existido vulnerabilidades no seu sistema informático e não devolve o dinheiro.
Duas dezenas de clientes do banco Eurobic/Abanca, de vários pontos do País, concentraram-se na manhã desta segunda-feira nas Caldas da Rainha junto à agência local, para denunciarem ter existido falhas de segurança, nos meses de junho e julho, que deixaram as suas contas esvaziadas em milhares de euros, situação que o banco descarta ter culpa.
Os clientes afirmam terem perdido o dinheiro em transferências bancárias (através do 'homebanking') que garantem não ter autorizado e exigem a responsabilização do banco e o ressarcimento dos valores.
“Não nos dão respostas nenhumas, apenas enviaram carta a dizer que não se responsabilizavam, por isso vamos continuar a fazer manifestações porque têm aparecido mais clientes lesados”, contou Elisabete Rebelo, que ficou sem 85 mil euros.
O Eurobic/grupo Abanca argumentou que os movimentos foram realizados com recurso às credenciais de acesso ao serviço que são apenas do conhecimento dos clientes. “Segundo as auditorias internas realizadas, estes crimes não resultam de qualquer falha ou vulnerabilidade dos sistemas informáticos do banco, mas sim de esquemas externos cada vez mais sofisticados, que utilizam anúncios falsos, sites fraudulentos (phishing), SMS e chamadas telefónicas enganosas. Trata-se de um fenómeno transversal crescente, cuja sofisticação e impacto têm vindo a aumentar significativamente em todo o setor financeiro, em Portugal e a nível internacional”, apontou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt