Correio da Manhã

Manjerico a bom preço no São João
Foto joana neves correia
Comerciantes baixaram o preço do manjerico e tentam que o negócio sobreviva à crise
00:30
  • Partilhe
Os manjericos continuam a ser o símbolo do São João e os vendedores da praça da República, em Cedofeita, estão a tentar que o negócio sobreviva à crise.

"Estamos a vender mais barato este ano. Tivemos de baixar os preços porque as pessoas estão sem dinheiro", explicou ao CM Margarida Marques, de 57 anos, vendedora daquele local há muitos anos.

O São João na praça da República já não é o de outrora, os divertimentos e as tascas de alimentação foram retirados do largo por decisão da câmara, o que deixa insatisfeitos os comerciantes.

"Estão a levar tudo para a Foz, os carrosséis e as barracas de comida foram para lá. Aqui, na zona histórica da cidade, o São João está a desaparecer", lamentou Margarida.

Os clientes que por ali passam vão parando e comprando os manjericos consoante as possibilidades, sendo que os preços vão desde os três aos doze euros.

"Temos clientes antigos que compram todos os anos e é por isso que ainda compensa alugar o espaço... que não fica nada barato", garantiu a vendedora.

PUBLICIDADE

Os comerciantes têm pena de que as gerações mais novas já não sejam fiéis à tradição e que não comprem os produtos típicos da romaria. No entanto, afirmam que o negócio vai sobrevivendo e que gostam especialmente de trabalhar e lidar com o público nesta época festiva da cidade. 

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE