Mar Seguro: Peniche aposta na segurança
Iniciativa CM contou com o apoio da marinha portuguesa e da autoridade marítima nacional.
A preocupação com a segurança marítima marcou este domingo um conjunto de atividades desenvolvidas em Peniche pelo CM em parceria com a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha, que incluiu viagens numa embarcação utilizada nas operações de socorro, o simulacro do salvamento de um pescador que caiu à água e um debate com intervenientes ligados ao mar.
Foi este o mote do debate moderado pelo jornalista Paulo Oliveira Lima, que juntou responsáveis da autoridade marítima, pesca e à prática de desportos aquáticos, que também se estendeu a outros públicos que utilizam o mar – os atletas e os banhistas.
Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco, sublinhou que na formação para a cédula marítima, que habilita os pescadores a irem ao mar, "há muitas horas dedicadas à segurança".
Alexandre Caneira, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro, apontou também a necessidade dos pescadores "verificarem as condições das embarcações e estarem dotados com equipamentos modernos".
O coordenador do Desporto Escolar da Região Oeste, Augusto Aniceto, manifestou que a cultura de segurança deve começar nos jovens e daí a aposta em "centros de formação desportiva", existindo dois em Peniche.
Paulo Ferreira, presidente do Península Peniche Surf Clube, destacou que "quem pratica desportos aquáticos é que mais salvamentos faz".
O presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino, anunciou um investimento de 792 mil euros do Estado para dragagens no porto de pesca, que vai permitir "a entrada e saída de navios maiores em segurança" e que, segundo Toledo Cristo, comandante da capitania, "reforçará a importância deste porto de abrigo no contexto nacional".
Costa Guerreiro, da Autoridade Marítima Nacional, indicou ainda a instalação do sistema ‘Costa Segura’, que através da vigilância de embarcações de recreio e pesca através de câmaras, radares e de uma carta eletrónica, "vai contribuir para reforçar a segurança".
Churrasco
O churrasco foi um dos pontos de atração para as centenas de pessoas que estiveram presentes na iniciativa promovida pelo CM e CMTV.
No caso, foram os homens quem tomou conta dos grelhadores preparados para o público.
Batismos de mar
Os Batismos de mar permitiram, sobretudo aos mais novos, viver a experiência de navegar numa lancha.
Multidão
Uma multidão de pessoas acompanhou debate e atuação de Toy no espaço preparado para o efeito na marina de Peniche.
"A vida no mar é muito dura", salienta Toy
O cantor Toy não se coibiu de passar a mensagem: "A vida do mar é muito dura e é preciso sensibilizar as pessoas que vivem do mar como é importante ver o sorriso dos familiares à espera da chegada das traineiras com os pescadores com saúde".
O artista, natural de uma cidade piscatória, Setúbal, disse que "na procura do pão nosso de cada dia" os pescadores não devem esquecer-se que a sua segurança está em primeiro".
Simulado naufrágio e lançada balsa
Foi simulado o naufrágio de uma embarcação de pesca, com um dos tripulantes a lançar uma balsa salva-vidas à água para socorrer um colega inconsciente, ativando meios de alerta através de sinal pirotécnico e radiobaliza.
Sardinha assada e caldeirada
O Festival da Sardinha, que decorreu em paralelo, na Marina de Peniche, disponibilizou duas toneladas e meia de sardinha ao longo do evento.
Este domingo a ementa incluiu ainda uma caldeirada , que foi oferecida aos convidados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt