Mar danificou acessos no Portinho da Arrábida
Viaturas de emergência com dificuldade em aceder e prestar socorro.
Um temporal no início de maio provocou estragos no Portinho da Arrábida (Setúbal) que continuam por reparar, com a época balnear em curso e o número de banhistas a aumentar de dia para dia. "É o eterno problema de haver muitas entidades a mandar no mesmo local, o que atrasa a tomada de decisão", queixa-se Pedro Vieira, presidente do Clube da Arrábida, associação de moradores e utentes do Parque Natural da Arrábida.
A passagem que liga a zona do estacionamento e dos restaurantes à praia está esburacada e em risco de ceder porque a água já se infiltrou por baixo da estrutura, alerta Pedro Vieira. Há zonas com cabos elétricos à vista e o acesso de viaturas de emergência torna-se também complicado.
Orlando Soares, proprietário do restaurante O Farol, junto à passagem afetada, teme que só depois de haver um acidente se tomem medidas. "Quanto mais tarde haja intervenção, pior é", afirma.
Questionada pelo Correio da Manhã, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tutela o Parque Natural da Arrábida, garante que "já diligenciou, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Setúbal, a reparação desta estrutura, que ocorrerá nas próximas semanas". Isto apesar de garantir que a estrutura "não ameaça abater". A resposta da Agência Portuguesa do Ambiente não coincide com a da Câmara de Setúbal. "Terá de ser a APA a tomar providências porque a área é da sua responsabilidade. A câmara está disponível para analisar algum apoio que seja pedido", disse ao Correio da Manhã fonte do gabinete da presidência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt