Marinhas de 17 países da NATO testam "'drones' do mar" em águas portuguesas
Missões vão da guerra de minas até à análise de amostras de água.
Marinhas de guerra de 17 países da Aliança Atlântica testam em águas portuguesas tecnologia de ponta em veículos não tripulados, com missões que vão da guerra de minas até à análise de amostras de água.
O exercício REPMUS 21, que decorre até 24 de setembro em Tróia, é "o maior exercício de experimentação operacional da NATO" e nele testam-se "veículos autónomos não tripulados" que andam debaixo de água, à superfície ou aéreos, disse à agência Lusa o chefe da Divisão de Inovação do Estado-Maior da Armada, comandante João Lourenço Piedade.
Para além desta tecnologia, que se equipara aos 'drones' que já são usados, por exemplo, em missões aéreas, "há uma parte invisível que testa a interoperabilidade destes veículos", ou seja, "colocar os veículos a 'falar' entre si e para outros sistemas a bordo dos navios ou em terra, mais uma panóplia de ferramentas de inteligência artificial".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt