Mário Machado quer pedir asilo político aos Estados Unidos

Em causa está uma publicação no Twitter que lhe valeu uma pena de prisão efetiva de 2 anos e 10 meses.

03 de janeiro de 2025 às 10:51
Mário Machado Foto: Mnauel de Almeida/ Lusa
Partilhar

O militante de extrema-direita, Mário Machado, diz estar a desencadear os procedimentos legais para pedir asilo político aos Estados Unidos. Em causa está, segundo o próprio disse ao CM, “uma condenação política por seis palavras (prostituição forçada para gajas do Bloco)”, que escreveu num tweet, e no ano passado lhe valeram uma pena de prisão efetiva de 2 anos e 10 meses.

O primeiro passo, segundo o militante de extrema-direita, “está a passar pela chamada de atenção do caso, através do Twitter, ao milionário Elon Musk”. “Ele vai entrar no Governo de Donald Trump (novo presidente norte-americano, que vai tomar posse no corrente mês), e através do Twitter tem mostrado apoio à liberdade de expressão através das redes sociais”. “Há o caso do ativista Tommy Robinson (militante de extrema direita inglês), e outras situações. A minha situação está a chegar-lhe ao conhecimento através de milhares de partilhas do meu caso através do Twitter, identificando-o a ele. Ele dá apoio jurídico e legal às pessoas”, explicou Mário Machado.

Pub

Enquanto aguarda pelo resultado do recurso à sua pena que apresentou no Tribunal Constitucional, e que deu entrada hoje, o militante português de extrema-direita diz “estar já à procura da melhor forma de conseguir formalizar o pedido de asilo político”. “A lei diz que o requerente tem de estar numa porta de entrada do território norte-americano (embaixada, aeroportos), ao fazer o pedido. Estamos, eu e o meu advogado, a analisar todos esses cenários. Estou a ser perseguido politicamente em Portugal”, concluiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar