Maus-tratos a animais motivam 2239 queixas
De janeiro a junho de 2015 foram registadas 1647 denúncias.
A imagem de um gato a ser morto com uma enxada no quintal de uma casa, em Coimbra, não sai da cabeça dos moradores de um bairro, na zona de Santa Clara. O caso aconteceu no domingo, ao início da noite. Revoltados, os habitantes alertaram a PSP, que identificou o autor do crime.
O inquérito está agora a decorrer. Ontem, o grupo Gatos Urbanos foi ao tribunal apresentar um requerimento para se constituir assistente no processo. Os maus-tratos a animais motivaram, desde outubro de 2014 até ao final de junho, 2239 denúncias na GNR. Só este ano chegaram àquela força policial 1647 queixas.
No caso registado em Coimbra, o morador não gostou que o gato entrasse no seu quintal e, segundo os vizinhos, matou-o com a enxada. Aos gritos, os habitantes pediram-lhe que parasse, mas não o fez. "Foi de uma crueldade impressionante", conta um morador, que chamou a PSP, mas não quer ser identificado com medo de represálias.
Com testemunhas da morte, este é um caso que Jorge Gouveia Monteiro, do grupo Gatos Urbanos, espera que seja exemplarmente punido: "Estamos fartos de ver casos em que não há provas. Este pode ser exemplar."
Em Seia, uma outra situação está também a ser investigada pelo Ministério Público. Os alegados maus-tratos a animais no canil municipal foram denunciados nas redes sociais, com imagens de cães e gatos mortos com sinais de agressões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt