Menor abatido com 4 disparos por dupla de gang rival
André Fonseca, de apenas 15 anos, foi emboscado à saída de casa, na Amadora. PJ deteve dois homicidas.
Desde dezembro de 2025 que a tensão entre o gang juvenil '400 Nigas', e os rivais do 'SDS', ambos do concelho da Amadora, subia a olhos vistos. Vários episódios de agressões terão conduzido à decisão, tomada por dois membros do '400 Nigas' de abaterem um rival. Nélson Semedo e Elvis Veiga, de 17 e 18 anos, esperaram que a vítima, André Fonseca, de 15, saísse de casa, no bairro da Estrada Militar, na Damaia, disparando 11 tiros contra o mesmo. O menor foi atingido com quatro munições, vindo a morrer na urgência do Hospital Amadora-Sintra, para onde foi transportado por familiares.
O crime ocorreu à hora de jantar de 22 de janeiro e os dois autores foram agora detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa. O CM sabe que André Fonseca, apesar de não ser membro efetivo do 'SDS', tinha amigos no grupo. Os rivais souberam a sua morada e esperaram pacientemente que o jovem saísse de casa. O homicídio ocorreu pouco segundos depois de André sair à rua. O jovem foi atingido pelas costas, com disparos de pistola de calibres 6,35 mm, e 9 mm.
Os dois agressores abandonaram o local a correr e regressaram às respetivas casas. Os depoimentos das testemunhas que, apesar de amedrontadas, identificaram os dois suspeitos, bem como o visionamento de imagens de videovigilância, permitiram à PJ cercar os jovens. O mais novo entregou-se, com o pai, na PJ. Uma das armas foi entregue nesse momento. Ficou em prisão preventiva. O mais velho foi detido posteriormente e estava ontem a ser interrogado em tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt