Morre padre mais velho do País

Faleceu ontem, em Alcantarilha, Silves, onde residia, monsenhor Sezinando Rosa, que completara 100 anos a 20 de Julho de 2011. Era o padre mais velho de Portugal e o que tinha sido ordenado há mais tempo: 15 de Setembro de 1934. Nasceu em Vila Real de Santo António e obedeceu a sete papas durante a vida pastoral.

22 de março de 2012 às 01:00
Monsenhor Sezinando Rosa, padre, morte, algarve, alcantarilha, funeral Foto: Miguel Veterano Júnior
Partilhar

"Pio XI [1857-1939] foi o Papa que mais me marcou", disse Sezinando Rosa, no dia em que festejou o centenário e foi alvo de homenagem, numa cerimónia presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve. "Não tenho más memórias, mas reconheço que a Igreja está muito diferente da altura em que fui ordenado. Hoje é uma Igreja mais viva, que acompanhou os tempos", referiu, no dia 20 de Julho. Sezinando Rosa foi director do Secretariado-geral da Conferência Episcopal Portuguesa, secretário-geral da Universidade Católica Portuguesa, administrador da Rádio Renascença e secretário-geral da Acção Católica de Portugal.

O corpo está em câmara ardente na igreja matriz de Alcantarilha, de onde o funeral sai amanhã, às 15 horas, para o cemitério local.

Pub

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, Portugal tinha, em Dezembro do ano passado, 1791 centenários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar