Morre padre mais velho do País
Faleceu ontem, em Alcantarilha, Silves, onde residia, monsenhor Sezinando Rosa, que completara 100 anos a 20 de Julho de 2011. Era o padre mais velho de Portugal e o que tinha sido ordenado há mais tempo: 15 de Setembro de 1934. Nasceu em Vila Real de Santo António e obedeceu a sete papas durante a vida pastoral.
"Pio XI [1857-1939] foi o Papa que mais me marcou", disse Sezinando Rosa, no dia em que festejou o centenário e foi alvo de homenagem, numa cerimónia presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve. "Não tenho más memórias, mas reconheço que a Igreja está muito diferente da altura em que fui ordenado. Hoje é uma Igreja mais viva, que acompanhou os tempos", referiu, no dia 20 de Julho. Sezinando Rosa foi director do Secretariado-geral da Conferência Episcopal Portuguesa, secretário-geral da Universidade Católica Portuguesa, administrador da Rádio Renascença e secretário-geral da Acção Católica de Portugal.
O corpo está em câmara ardente na igreja matriz de Alcantarilha, de onde o funeral sai amanhã, às 15 horas, para o cemitério local.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, Portugal tinha, em Dezembro do ano passado, 1791 centenários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt