Morto na cadeia já tinha pedido para sair da cela

Corpo de Manuel Rodriguez Colorado, de 28 anos, já foi trasladado para Sevilha, Espanha.

20 de março de 2015 às 19:54
morto, cadeia, pedido, sair, cela Foto: Pedro Rocha
Partilhar

A família de Manuel Rodriguez Colorado, o recluso espanhol de 28 anos que foi assassinado na própria cela por outro recluso, no Estabelecimento Prisional de Lisboa, na madrugada de 11 de março, afirma que o detido já tinha pedido várias vezes para mudar de cela.

Em causa estava a insegurança do espanhol, que estava em prisão preventiva a aguardar julgamento por tráfico de droga. Gidson, o companheiro de cela que o ameaçava, aguardava também julgamento, mas por homicídio. Como o CM noticiou, o cabo-verdiano é o autor confesso da morte, à facada, de um cozinheiro romeno, num hotel de Lisboa.

Pub

Os dois homens terão partilhado a mesma cela durante três semanas. Ao longo desse período, revelaram familiares do espanhol, Manuel Rodriguez Colorado terá alertado os guardas prisionais para a "instabilidade mental" do companheiro de cela, tendo mesmo feito denúncias escritas do "perigo" que atravessava. Segundo essas denúncias, nenhum dos apelos foi ouvido, tendo Manuel Colorado morrido asfixiado. Gidson, o homicida, tentou depois suicidar-se, cortando o pescoço. Os Serviços Prisionais negaram ao CM denúncias de Manuel Colorado, acrescentando que o corpo do recluso foi trasladado para Sevilha, Espanha, na terça-feira.

Para Vítor Ilharco, secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, este foi um caso que "exemplifica a necessidade de destacar psicólogos para as cadeias, já que, com estes profissionais, nunca se permitiria que um homicida dividisse a cela com reclusos de crimes menores".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar