Nasce nova igreja em Mem Martins
Mem Martins, em Sintra, vai finalmente ter uma igreja. A cerimónia de bênção da primeira pedra da Igreja de Nossa Senhora da Natividade realizou-se ontem, no local onde vai nascer o novo templo.
"É um anseio profundo de há décadas, mas o sonho foi-se mantendo vivo e agora estão finalmente reunidas as condições para avançarmos", disse ao CM o padre João Braz, junto à Capela de Nossa Senhora da Natividade, de onde saiu uma procissão, que percorreu as ruas de Mem Martins até ao terreno da futura igreja.
De acordo com o pároco, a nova igreja, que inclui o templo e o centro pastoral, representa um investimento de "três milhões de euros". Desta verba, "740 mil euros" têm origem em fundos comunitários. "O resto será suportado pela paróquia de Algueirão-Mem Martins--Mercês, pela comunidade local, e esperamos contar com a ajuda da Câmara de Sintra", disse o padre João Braz, sublinhando que a edilidade já contribuiu com a cedência do terreno de 5400 metros quadrados. As obras devem arrancar no final deste ano e a estrutura completa só deverá estar concluída em 2013.
Algueirão-Mem Martins é freguesia do País com mais população, com cerca de 120 mil habitantes. No Algueirão, há a Igreja de São José, mas em Mem Martins a missa realiza-se num anexo sem condições, uma vez que a capela é demasiado exígua. "Faz muita falta uma igreja em Mem Martins. A capela é pequena, e o salão onde decorre a missa também, muita gente fica de fora", disse ao CM Maria Glória Costa, de 60 anos, mostrando-se disposta "a ajudar no que puder com donativos".
Januário Correia, de 70 anos, acredita que, desta vez, Mem Martins terá uma igreja. "Há muitos anos que se fala nisto. A igreja já esteve para ser construída noutros locais. Vamos ver se é desta", disse.
No terreno da nova igreja, o padre João Braz celebrou, num palanque montado para o efeito, uma eucaristia, na qual participaram dezenas de fiéis. No final, o padre benzeu a primeira pedra, seguindo-se um jantar-convívio na Escola Básica Ferreira de Castro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt