Nova burla com TV por cabo preocupa autoridades

Alegados comerciais abordam clientes em fim de fidelização para renovação de contrato e troca de aparelhos por centenas de euros.

27 de janeiro de 2025 às 22:26
As vítimas são contactadas por alegados gestores de conta que informam que aparelhos são para substituir Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As autoridades estão a investigar um novo esquema de burla com serviços de telecomunicações, em que os alvos dos criminosos são clientes em final de contrato, com o período de fidelização à operadora a chegar ao fim.

As vítimas são contactadas por um alegado gestor de conta, que as informa de que todos os aparelhos que têm em casa terão de ser substituídos. E de que a mudança implica o pagamento de centenas de euros. É tudo falso e já há queixas relacionadas com esta prática ao regulador.

Pub

“Chegaram-nos alguns destes casos, que nós enquadramos como contratações enganosas e agressivas. O que a Anacom faz é, em função da matéria que está indiciada e que se consiga provar, eventualmente, instaurar processos de contraordenação, que podem culminar com a aplicação de coimas aos operadores”, disse ao CM Ilda Matos, da Autoridade Nacional de Comunicações. “Quando há ilícitos, como burla, orientamos as reclamações para o Ministério Público”, referiu.

‘António’, de 79 anos, recebeu uma chamada, no início do mês, de alguém que disse representar o seu operador e que a fidelização “ia acabar no dia seguinte”: o contrato poderia ser renovado, mas que tal implicaria a troca dos dispositivos de TV, Net e voz, por 200 euros. A proposta foi rejeitada e o homem soube, dias depois, que tinha escapado a uma burla. Foi informado disso pelo atual fornecedor, por quem o alegado comercial se fez passar. A jurista Margarida Pinto, da Deco, reiterou que “ninguém é obrigado a abrir a porta, a atender o telefone ou a assinar nada”, e afirmou que, em muito casos, é “difícil fazer prova” de que se caiu num esquema. Saiba tudo, esta noite, às 21h30, no ‘Investigação CM’, na CMTV.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar